Centro de Educação a distância

 

Acordo entre as universidades inclui programa de intercâmbio acadêmico, científico e cultural e representa mais um campo de aperfeiçoamento na educação a distância da UnB.

    A Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb) - conhecida mundialmente como referência no ensino superior a distância - firmaram um acordo de cooperação educacional internacional na última quarta-feira (05), em Lisboa. O Memorando de Entendimento assinado pelas universidades tem como intuito desenvolver um programa de mútua cooperação e intercâmbio acadêmico, científico e cultural, envolvendo diversas áreas de interesse, nos próximos cinco anos.
    O programa a ser elaborado pretende abarcar múltiplas áreas do conhecimento, com enfoque no uso de tecnologias e de inovação educacionais. As pesquisas desenvolvidas serão conjuntamente realizadas pelas universidades, dando a possibilidade dos professores, estudantes, especialistas e técnicos administrativos intercambistas utilizarem o aporte de conhecimentos, equipamentos e material bibliográfico de ambas as universidades, além da troca de experiências e pesquisas entre os participantes.
    Segundo o coordenador da Universidade Aberta do Brasil na UnB e executor do projeto, Prof. Marcello Ferreira, que representou a Universidade de Brasília na assinatura do acordo de cooperação, “a ação representa um estreitamento das relações acadêmicas entre a UnB e a Universidade Aberta de Portugal, que completou recentemente 30 anos de atuação em EaD/E-learning e é mundialmente conhecida e referenciada. Ela constitui uma pactuação do tipo ‘guarda-chuva’, que tem o potencial de facilitar e mesmo agilizar a firmatura de instrumentos específicos de cooperação na área da pesquisa, da pós-graduação, do ensino de graduação e da extensão, prospectando a mobilidade de professores, técnicos e alunos, a qualificação dos cursos EaD/UAB e o desenvolvimento de metodologias cooperativas”.

    A Professora Letícia Lopes Leite, Diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD) na UnB e executora adjunta do projeto de cooperação, avalia a parceria como “amplamente relevante à afirmação do CEAD como núcleo de fomento e apoio à EaD na UnB, mas também como instância de articulação de pesquisa em tecnologias e inovação educacional”.

 

Universidade portuguesa é referência em EaD
    A UAB é conhecida mundialmente como referência na educação a distância (EaD), sendo a única universidade pública que adota o modelo de ensino EaD em Portugal. A Universidade possui um aporte de tecnologias de ponta e avançadas metodologias que garantem ao estudante ter um ensino de qualidade em qualquer lugar do mundo.

    A UAb, que já recebeu diversos prêmios de excelência no ensino, foi fundada em 1988 e desde 2008 atua online. Disponibiliza formação superior (licenciaturas, mestrados e doutorados) e variados cursos de outras naturezas.


Implementação
    A próxima etapa da cooperação será a fase de estruturação do programa, por meio do estabelecimento de um plano de trabalho com a perspectiva de ser implementado já em 2019. As informações e detalhamentos das ações serão divulgadas posteriormente.

Copyright © UnB|CEAD|Centro de Educação a Distância
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Brasília - DF