As ferramentas arquivo, página, fórum e tarefa são as mais utilizadas no Moodle. Por isso, foram concebidas como básicas e serão ensinadas em curso semipresencial.

Para ajudar os professores da Universidade de Brasília (UnB) a utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como estratégia de inovação pedagógica e fomentar o uso de tecnologias no ensino, o Centro de Educação a Distância (Cead) oferece a Oficina de Moodle Básico. As inscrições abriram hoje (24) e encerram em 1º de novembro.

O módulo a distância do curso, que terá 18 horas de duração, acontecerá de 4 a 11 de novembro. Já o módulo presencial, com 2 horas de duração, acontece em 19 de novembro, das 16h às 18h. Essa capacitação faz parte do projeto Rotas de Inovação Universitária, promovido pelo Cead.

Ao final da oficina, espera-se que os professores tenham familiaridade com o AVA Moodle; saibam navegar no ambiente virtual; utilizem as ferramentas Arquivo, Página, Fórum e Tarefa; e criem suas próprias salas de aula no Moodle.

O curso se justifica pela necessidade de qualificação de profissionais da educação frente às novas tecnologias e processos de educação a distância. Isso pressupõe uma formação continuada que proporcione a criação de novos direcionamentos para a sociedade.

Inscrições

O professor interessado pode se inscrever pelo site do Sistema de Extensão (Siex).