Boletim informativo

O Centro de Educação a Distância (CEAD/UnB) tem apoiado o desenvolvimento de projetos e disciplinas de graduação que usem as tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de um ensino inovador.
Aqui estão reunidas algumas sugestões de softwares, aplicativos e outras ferramentas para o desenvolvimento de sua aula ou curso, seja presencial ou a distância.
É importante o planejamento das atividades pelo docente uma vez que as tecnologias são apenas um suporte para o processo de ensino-aprendizagem.

Como carregar vídeos no Microsoft Stream

Conheça mais acessando aqui.

Neste espaço você encontrará cursos e tutoriais sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, que na UnB é chamado de APRENDER.
O Moodle é uma plataforma de ensino que oferece opções flexíveis de aprendizado a partir de sua localização, sem interrupção do curso e currículo. É um software livre e gratuito.
Caso necessite de algum apoio, entre em contato com a equipe: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• Curso Moodle: Potencialidades e Criatividade em sua sala de aula:
  • Curso Acessibilidade, Materiais didáticos e Moodle:
TutorialLink de Acesso
Navegação no Moodle Acesse
Edição de Perfil Acesse
Recurso – Página Acesse
Configuração de Recurso Arquivo Acesse
Configuração de Fóruns Acesse
Criação e Resposta de Tópicos Acesse
Avaliação de Fórum Acesse
Configuração de Atividade Tarefa Acesse
Edição de Sumário Acesse
Utilização de Editor de Textos do Moodle Acesse
Como consultar e/ou alterar o código de inscrição* da disciplina na plataforma APRENDER UnB Download

Antes de produzir seus conteúdos e atividades educacionais, leia algumas orientações sobre o planejamento de disciplinas com o uso de tecnologias: nesse link.

Neste item selecionamos algumas sugestões de softwares de produção de conteúdos para suas aulas.

SoftwareSaiba Mais
Pixabay Conheça mais acessando aqui.
Unsplash Conheça mais acessando aqui.
Icons Conheça mais acessando aqui.

GoConquer

Crie experiências de aprendizagem com ferramentas e recursos digitais.

Tutorial

Acesso a base de e-books da BCE-UnB

Timetoast

Criação de linhas do tempo e disponibilização de conteúdos online.

Prezi: Software de apresentação

Prezi é um software que permite a criação de apresentações mais dinâmicas utilizando recursos com zoom. É disponível em versão gratuita com limitação de uso ou em versão paga com diversos recursos incluídos.

Canva

É uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações. Conheça mais acessando aqui.

Tutorial 1

Tutorial 2

Poadcast para educação

O poadcast também pode ser uma ótima ferramenta para introduzir, esclarecer ou até mesmo aprofundar alguma temática da sua disciplina. Outra possibilidade é utilizá-lo como um recurso de feedback de tarefas avaliativas.

Conheça mais acessando: aqui.
Acesse também o tutorial produzido pelo Canal Escola Fiocruz para conhecer mais sobre as possibilidades dessa ferramenta na educação.

Videoaulas

O CEAD conta com equipe de audiovisual e estúdio de gravação disponível para todos os docentes da UnB. Conheça nosso espaço de gravação e venha produzir sua videoaula:

Existem softwares que permitem o desenvolvimento de atividades avaliativas síncronas ou assíncronas. A partir do planejamento do docente, é possível usar esses recursos para criação de enquetes, avaliação de aprendizagem entre outras.

Socrative

Tutorial

Kahoot: Jogos de aprendizagem e questionários

Tutorial 1
Tutorial 2

MentiMeter: Elaboração de exercícios on line em tempo real

Clique aqui

Como usar

Clique aqui
O Moodle Aprender também oferece uma lista de recursos como fóruns, questionários, lição, tarefa entre outros. Veja como configurar essas atividades da sua disciplina no Moodle, clicando aqui.

O CEAD disponibiliza uma sala de webconferência no campus Darcy Ribeiro, com datas e horários previamente reservados. Entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

BigBlueButtonBN da plataforma Aprender

A plataforma Aprender disponibiliza esse recurso. Permite web conferências e a gravação de vídeo. O vídeo gravado fica disponível aos estudantes cadastrados na disciplina/turma.

Plataforma da RNP

O acesso do(a) docente é por meio da comunidade CAFe, da qual a UnB faz parte. Selecione a instituição UnB. O usuário é o e-mail completo utilizado na Universidade (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e a senha é a mesma do acesso ao e-mail da UnB.
A plataforma não oferece suporte nativo para gravação e disponibilização dos vídeos gravados.

Cisco WebEX

Plataforma de webconferência que permite transmissão on line com até 100 conexões simultâneas.

Google Hangouts

Plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP. Disponível para todos usuários que possuem conta Gmail.

Conheça mais acessando: aqui.

Recursos do Whatsapp para videochamadas em grupo

Aplicativo de mensagens com possibilidade de videochamada. Ideal para conversas com pequenos grupos de pessoas.