Confira a programação especial

topo rodapé

À comunidade universitária,

O Centro de Educação a Distância (CEAD) convida conhecer as ações propostas para a 20ª Semana Universitária da UnB.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 14 e 25 deste mês, por meio do seguinte link: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

O evento ocorrerá entre os dias 21 e 25 de setembro.

A nossa programação é bem diversificada e conta com oficinas práticas on-line, conferências transmitidas ao vivo e cursos na plataforma Moodle. Não deixe de participar e divulgar.

Confira aqui:

Ações gravadas

1. H5P: Interactive Book
Descrição: oficina ofertada à comunidade acadêmica da UnB com objetivo de apresentar o recurso H5P como ferramenta para o desenvolvimento de livros interativos. O Interactive Book permite que os usuários disponibilizem grandes quantidades de conteúdo interativo em várias páginas, como vídeos, perguntas, apresentações de cursos e muito mais.
Carga horária: 4h
Ministrante: Moisés Silva de Sousa – Estudante do curso engenharia de redes (UnB) e estagiário do CEAD

2. H5P: Course presentation
Descrição: oficina ofertada à comunidade acadêmica da UnB com objetivo de apresentar o recurso H5P como ferramenta para o desenvolvimento de telas interativas. O Course Presentation trabalha com a apresentação de imagens e textos, combinando outros aplicativos do HP5 para torná-la mais imersiva.
Data: disponível dentre os dias 21 a 25/09
Carga horária: 4h

Ministrante: Victor Gabriel Rodrigues de Almeida – Estudante do curso de engenharia mecatrônica (CEAD) e estagiário do CEAD.

3. H5P: Recursos para verificação da aprendizagem
Descrição: oficina ofertada à comunidade acadêmica da UnB com objetivo de apresentar os recursos do H5P voltados ao desenvolvimento de aulas interativas.
Ministrante: Lauro Pacheco – Estudante de psicologia (UnB) e Estagiário do CEAD

4. Teams: recomendações para uma comunicação eficaz
Descrição: o Teams é uma ferramenta valiosa para que grupos de pessoas organizem suas comunicações e trocas de arquivos. Assim, esta oficina tem como objetivo apresentar as funcionalidades do Microsoft Teams que auxiliam no acompanhamento de conteúdos compartilhados por equipes de trabalho.
Ministrante: Jessica Cardoso – Servidora da UnB

5. Como usar fóruns e quais as suas potencialidades
Descrição: a oficina tem como objetivo discutir o uso de fóruns no Moodle como atividade assíncrona com fins pedagógicos.
Professor: Danilo Prata Nogueira

6. Como utilizar o Mentimeter em aulas não presenciais
Descrição: a oficina tem como objetivo discutir a utilização do Mentimeter para fins pedagógicos.
Ministrantes: Janaína Angelina e Danielle Pamplona

7. Como utilizar o Genialy em aulas não presenciais
Descrição: a oficina tem como objetivo discutir a utilização do Genialy para fins pedagógicos.
Ministrantes: Priscila Santos

8. Formatos de cursos no Moodle: tópico, grade ou trilha
Descrição: a oficina tem como objetivo discutir os tipos de cursos possíveis no Moodle (Aprender 3) e os respectivos usos pedagógicos.
Carga horária: 1h30
Ministrantes: Marcos Rogério Martins Costa

Cursos de formação continuada

Serão ofertadas quatro opções de curso, e os interessados deverão se inscrever no SIGAA. As inscrição serão encerradas no dia 20/09, devido à necessidade de cadastramento do cursista no ambiente virtual.

Inscrições entre os dias 15 a 20/09

Realização dos cursos: dos dias 21 a 25/09

1. Informática Básica – 20h
Professores(as):
  • José Wilson da Costa
  • Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
  • Letícia Lopes Leite
  • Marcello Ferreira

2. Português instrumental - 20h
Professora: Juliana de Freitas Dias

3. Escrita científica – 20h
Professores:
  • Demétrio Antônio da Silva Filho
  • Marcos Rogério Martins Costa

4. Educação aberta e recursos educacionais abertos - 20h
Professor: Tel Amiel

Transmissões ao vivo:

Atividade 1

Conferência: O despertar da autoria: a estilística na escrita e reescrita criativas de textos
Descrição: a ação objetiva a desenvolver um trabalho de escrita autoral a partir de estratégias de escrita criativa de textos contextualizados em vivências de desbloqueio e de expansão da capacidade criativa individual e coletiva. Trabalharemos com a estilística da língua portuguesa e técnicas de reescrita aplicadas em fragmentos de ficção, microcontos, poesias.
Data: 24 de setembro
Carga horária: 2h
Facilitadoras: Juliana de Freitas Dias, Edilan Kelma Nascimento e Lorena Eufrasio Cardoso
Inscrições entre os dias 15 e 20/09

Para mais informações, acesse o site do CEAD ou o site do DEX.

topo rodapé