Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - Ciência é 10

O curso Especialização em Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio – “Ciência é 10” (ou simplesmente C10) integra os esforços do Programa Ciência na Escola, instituído em 2019, pelo Governo Federal, e justifica-se pela necessidade de formação continuada e de valorização dos profissionais da Educação Básica no Ensino de Ciências da Natureza, visando ao aprimoramento dos saberes e de práticas docentes. É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em âmbito nacional, e ofertado pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Universidade de Brasília (UnB) é uma das universidades participantes do projeto.

A Especialização objetiva, principalmente, a formação contínua de professores de Ciências, com ênfase no uso da metodologia ativa de ensino por investigação. Busca-se a construção de uma sólida fundamentação teórica e interdisciplinar, que contemple diferentes dimensões do fazer educativo escolar no Ensino de Ciências. Assim, profissionais serão formados, em nível de especialização, no ensino de diversas áreas de conhecimento científico, com vistas ao diálogo, para assegurar o direito à aprendizagem e a realização do projeto político-pedagógico da escola em que estão inseridos, com base em um ambiente favorável ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania. A figura, que se segue, busca ilustrar essa proposta.

 

 cursos c10

 

O público-alvo são professores graduados que atuam no sistema público de ensino e ministram aulas de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, com objetivo de estimular experiências inovadoras e o uso de tecnologia de comunicação e informação.

O curso também tem a intencionalidade de apresentar recursos que contribuam para uma ação dinâmica do professor, no enfrentamento dos desafios postos no cotidiano de suas escolas e de suas salas de aula, de forma conectada à realidade da atual sociedade tecnológica e globalizada. Espera-se que essa ação seja acompanhada de uma visão questionadora e investigativa, em que a observação, a experimentação, a proposição de hipóteses e a análise de resultados sejam estimuladas tanto para si quanto para os seus alunos, na compreensão de que o ensino e o aprendizado em Ciências são muito mais que o acúmulo de informações a se expor e a se reter.

A proposta do curso está fundamentada em quatro eixos temáticos: Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia. A abordagem dos conteúdos nesses quatro eixos temáticos ocorre de forma integradora e contextualizada, voltada para alunos do 6º ao 9º ano e do 1º ao 3º ano da Educação Básica, em diálogo permanente com o eixo norteador do curso, que é redimensionar a prática docente em Ciências da Natureza dentro e no entorno de situações cotidianas das salas de aulas.

A Especialização em Ensino de Ciências atende a uma carga horária total equivalente a 480 horas, divididas em três módulos distintos, a saber:

 

 eixos tematicos c10

 

Oferta do curso

A UnB oferta o curso de Especialização em Ensino de Ciências desde julho de 2020, sob coordenação do Instituto de Física (IF/UnB), após seleção em edital promovido pelo Centro de Educação a Distância (Cead/UnB). No contexto atual, devido à pandemia causada pelo coronavírus, os encontros presenciais nos polos foram substituídos por aulas remotas.

O Ciência é 10 é ofertado nos polos de Goiânia – GO e Brasília (Asa Norte) – DF.

 

 

Contatos da coordenação do curso:

A Especialização em Ensino de Ciências é coordenada pelo professor Dr. Olavo Leopoldino da Silva Filho e o vice-coordenador é o professor Dr. Marcello Ferreira. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a Equipe C10, por meio do e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Outras informações:

A equipe C10 está à disposição para atender aos seus alunos e à toda comunidade envolvida no projeto. Acreditamos que a experiência de seus professores e tutores potencializa e qualifica a investigação e a implementação de práticas de ensino inovadoras, no âmbito do proposto curso de pós-graduação em Ensino de Ciências.