Colação de grau da turma UAB6: conquista e celebração na UnB

No último dia 19, o Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília (UnB) foi palco de um momento marcante: a colação de grau de 19 formandos da turma UAB6.

Os novos licenciados em geografia, provenientes dos polos de Brasília (DF), Cristalina (GO), Santo Antônio do Descoberto (GO) e Posse (GO), receberam os diplomas em uma solene cerimônia, que contou com a presença de importantes autoridades acadêmicas da UnB, dentre elas: a diretora do Instituto de Ciências Humanas, Profa. Dra. Neuma Brilhante Rodrigues; a diretora do CEAD, Profa. Dra. Letícia Lopes Leite; a coordenadora do curso de licenciatura em geografia, Profa. Dra. Ruth Elias de Paula Laranja; e o chefe do Departamento de Geografia, Prof. Dr. Fernando Luiz Araújo Sobrinho, que também atuou como paraninfo na ocasião.

Além das autoridades mencionadas, o evento foi prestigiado por docentes e tutores que desempenharam papéis fundamentais na formação dos alunos, a exemplo da coordenadora do polo UAB de Santo Antônio do Descoberto (GO), Marly Abrão. Ela afirmou sentir muito orgulho de poder testemunhar o encerramento de uma etapa tão importante na trajetória acadêmica dos alunos do polo.

Fiquei emocionada em celebrar a conquista dos alunos do curso de geografia, pois acompanhei toda a trajetória acadêmica deles, testemunhando todos os esforços e dedicação que os levaram até esse momento especial. Foi inspirador ver o orgulho estampado nos rostos dos formandos e de seus familiares.” (Depoimento Marly Abrão - Coordenadora do polo UAB de Santo Antônio do Descoberto)

Cabe ressaltar que a cerimônia marcou não só a conclusão do curso de licenciatura a distância e presencial, mas também do curso de bacharelado em geografia presencial, reunindo, no total, 39 participantes, que puderam compartilhar o momento especial ao lado de familiares e amigos.

Para aqueles que não puderam participar presencialmente, está agendada para terça-feira, 26 de março de 2024, uma cerimônia virtual de colação de grau, abrangendo também os polos de Barretos (SP), Santos (SP) e Itapetininga (SP). Além disso, está prevista para maio deste ano a realização de uma última cerimônia presencial de colação de grau, que ocorrerá no polo de Cruzeiro do Sul (AC).

Os discentes EaD ingressaram em 2020 no curso e, apesar dos inúmeros desafios enfrentados em vista do lockdown imposto pela pandemia de covid-19, seguiram com muita firmeza na graduação. Diante disso, a colação de grau representa o êxito e a superação dos formandos, marcando o fim de um ciclo importante da jornada acadêmica e abrindo portas para o ingresso no mercado de trabalho.