CEAD e SEDF abrem vagas para curso de extensão - inscrições prorrogadas até 15/03

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal em parceria com o Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB) abrem as inscrições para o curso de extensão a distância, no âmbito da temática de Letramento Científico, para 1.000 (mil) professores efetivos do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O curso possui carga horária de 160 horas e tem na coordenação a profa. Dra. Diva Maria Moraes Albuquerque Maciel.

O curso visa aprofundar o saber curricular docente na perspectiva do letramento científico e da diversidade sociocultural, propiciando o desenvolvimento curricular do ensino médio com base em práticas didático-pedagógicas interdisciplinares, além da formação pedagógica de base teórico-metodológica e crítico-reflexiva no espaço escolar.

Ao todo, o curso é composto por quatro módulos: Módulo de ambientação; Módulo I – Desenvolvimento curricular: tendências e desafios; Módulo II – Letramento e diversidade na Educação Básica; e Módulo III – Letramento e trabalho pedagógico. O trabalho final de conclusão do curso será um projeto de intervenção pedagógica, a ser produzido e elaborado pelo cursista, independentemente do componente curricular no qual atue. Este trabalho visa articular o referencial teórico desenvolvido no curso com a prática pedagógica do professor que atua no ensino médio, no âmbito da temática “Letramento Científico”.

Os professores interessados podem acessar o site do curso e efetuar a sua inscrição.

Acesse o edital de abertura do curso aqui.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - MÓDULOS

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO – Treinamento no uso da plataforma

MÓDULO I – Desenvolvimento curricular: tendências e desafios - 45 horas

Construção epistemológica do Currículo do Ensino Médio (bases normativas e documentos orientadores); desenvolvimento e aprendizagem (interação professor-aluno, motivação e criatividade); organização do trabalho pedagógico na escola (projeto político pedagógico, coordenação pedagógica, metodologia e avaliação).

MÓDULO II – Letramento e diversidade na Educação Básica - 45 horas

Letramento e letramento científico (conceituação; linguagem, língua); letramento como prática cultural (psicologia da escrita, gênero literário); professor como um agente de letramento (a relação professor-leitura e escrita); implicações curriculares e metodológicas (leitura e escrita na sala de aula em diferentes áreas do conhecimento).

MÓDULO III - Letramento e trabalho pedagógico - 60 horas

A construção do conhecimento por meio da pesquisa e da intervenção na prática educativa (relação teoria e prática, professor reflexivo, imersão, compreensão e intervenção na realidade).

CRONOGRAMA DE OFERTA

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DIA 15 DE MARÇO DE 2010.

Inscrição nas DRE's (entrega de documentos): até 15/03/2010