Ícone de missão

Promover a Educação a Distância na UnB, visando a oferta de ensino de referência social, com ações integradas por metodologias ativas, tecnologias digitais da informação e comunicação e mediadas por práticas pedagógicas inovadoras.

Ícone de visão

Ser referência em Educação a Distância, com reconhecimento nacional e internacional.

Ícone de valores
  • Foco na Comunidade Acadêmica
  • Compromisso com a qualidade
  • Inovação
  • Tecnologia
  • Transparência

LEGADO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (CEAD) NA UNB

Darcy Ribeiro foi um entusiasta da educação a distância (EaD), pois considerava a EaD um meio de tornar a universidade mais moderna e democrática. Nessa perspectiva, é possível vislumbrar que a EaD se faz presente desde os primeiros projetos da UnB até o seu desenvolvimento, modernização e ampliação, os quais dependeram da conjunção de esforços resultantes de pesquisa e da gestão acadêmica e tecnológica. A EaD, o uso das tecnologias na educação e a inovação educacional fazem parte do DNA da UnB.

O desenvolvimento da EaD na UnB pode ser demarcado com o trabalho realizado pelo Centro de Educação Aberta, Continuada e a Distância, em 1979, que daria origem, dez anos depois, ao Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (CEAD/UnB). Desde então, o CEAD/UnB vem contribuindo com a UnB no desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à EaD, bem como na produção e na utilização de tecnologias de comunicação aplicadas à área educacional.

No histórico do Centro, é possível pontuar diferentes momentos. Nos primeiros anos de sua criação, o Centro desenvolveu diversos cursos de extensão e pós-graduação na modalidade a distância. Em meados da década de 1990, atuou na produção de softwares, criação de sistemas de tutoria e parcerias na produção de cursos a distância e treinamento de recursos humanos em EAD.

Já no final dos anos 2000, o CEAD/UnB colaborou intensamente na implantação do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), sobretudo no gerenciamento e suporte, incluindo formação do ambiente virtual – Moodle e Aprender. Auxiliou, ainda, no desenvolvimento de cursos a distância, os quais foram resultantes de parcerias com outros órgãos da administração pública, tais como Ministério da Educação; Ministérios dos Esportes; Ministérido do Trabalho; Advocacia Geral da União; INEP e outros.

A partir de 2017, o Centro incorporou o Programa UAB e estabeleceu novas ações para pesquisar e formar a comunidade acadêmica quanto ao uso de novas tecnologias educacionais e desenvolvimento de metodologias inovadoras. Houve, então, ações impulsionadas pelo Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M), capitaneadas pelo CEAD/UnB.

Durante todo o período de sua existência, o CEAD/UnB promoveu inúmeras parcerias com órgãos da própria universidade; da administração pública federal direta e indireta, além de organismos internacionais, tais como: Ministério da Educação, Ministério dos Esportes, Ministério da Justiça, Ministério da Sáude, Unesco, Banco Central, AGU, Fiocruz.

Saiba Mais

Durante a pandemia resultante do covid-19, o CEAD/UnB tornou-se fundamental para propiciar infraestrutura e formação necessária ao ensino remoto. Atualmente, o Centro protagoniza ações na disponibilização, na manutenção e no desenvolvimento do ambiente virtual Aprender; além disso, apoia a comunidade acadêmica no que tange ao uso de TICs nas aulas universitárias remotas. O Centro desenvolve, ainda, cursos de graduação, pós-graduação e extensão a distância. Outra ação é a realização de capacitações em vários formatos relacionadas ao desenvolvimento de novos desenhos de aula, ao uso de TICs, ferramentas institucionais e ensino a distância (cursos, oficinas, lives, tutoriais, orientações ao docente), oferecendo também apoio a realização de eventos e defesas de teses e dissertações a partir da gestão de web conferências.

Essas parcerias possibilitaram a produção de iniciativas educacionais extremamente relevantes para a sociedade, incluindo eventos, cursos de extensão e de pós-graduação. Entre estas, citamos a Escola Nacional de Mediação (ENAM); o Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep; ações realizadas para o projeto Direito Achado na RUA; curso de Capacitação para Conselheiros Escolares; curso e material didático para capacitação de gestores escolares - Profuncionário; especialização em Direito Público e cursos de capacitação para os servidores da UnB.

Com isso, o Centro ganhou ainda mais relevância na produção e no desenvolvimento da educação a distância, do uso de novas tecnologias aplicadas à educação, bem como de novos desenhos de aula. A linha do tempo a seguir apresenta diferentes momentos do CEAD/UnB. A partir desse percurso histórico, é possível ter conhecimento da dimensão do trabalho que o Centro realiza hoje e sua relevância para a universidade.

MINI - DOCUMENTÁRIO

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (CEAD/UNB) NA MÍDIA

Card image cap

UnB recebe nota máxima em avaliação de recredenciamento institucional EaD

UnB alcança conceito máximo do MEC em recredenciamento EaD, refletindo qualidade, esforço coletivo, e expansão nacional de seus cursos.

Card image cap

Formar professores para a escola do futuro é tema de aula magna

CEAD/UnB convida para aula magna sobre formar professores para o futuro, com palestra de António Nóvoa, dia 17 de outubro.

Card image cap

Ensinos presencial e a distância da UnB são reconhecidos no Brasil e no mundo

Apesar de cortes orçamentários, gestão da UnB priorizou ensino, resultando em auxílios e alta classificação em rankings e avaliações do MEC.