Ícone de missão

Promover a Educação a Distância na UnB, visando a oferta de ensino de referência social, com ações integradas por metodologias ativas, tecnologias digitais da informação e comunicação e mediadas por práticas pedagógicas inovadoras.

Ícone de visão

Ser referência em Educação a Distância, com reconhecimento nacional e internacional.

Ícone de valores
  • Foco na Comunidade Acadêmica
  • Compromisso com a qualidade
  • Inovação
  • Tecnologia
  • Transparência

LEGADO DO CEAD NA UNB

Darcy Ribeiro foi um entusiasta da educação a distância (EaD), pois considerava a EaD um meio de tornar a universidade mais moderna e democrática. Nessa perspectiva, é possível vislumbrar que a EaD se faz presente desde os primeiros projetos da UnB até o seu desenvolvimento, modernização e ampliação, os quais dependeram da conjunção de esforços resultantes de pesquisa e da gestão acadêmica e tecnológica. A EaD, o uso das tecnologias na educação e a inovação educacional fazem parte do DNA da UnB.

O desenvolvimento da EaD na UnB pode ser demarcado com o trabalho realizado pelo Centro de Educação Aberta, Continuada e a Distância, em 1979, que daria origem, dez anos depois, ao Centro de Educação a Distância (CEAD). Desde então, o CEAD vem contribuindo com a UnB no desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à EaD, bem como na produção e na utilização de tecnologias de comunicação aplicadas à área educacional.

No histórico do Centro, é possível pontuar diferentes momentos. Nos primeiros anos de sua criação, o Centro desenvolveu diversos cursos de extensão e pós-graduação na modalidade a distância. Em meados da década de 1990, atuou na produção de softwares, criação de sistemas de tutoria e parcerias na produção de cursos a distância e treinamento de recursos humanos em EAD.

Já no final dos anos 2000, o CEAD colaborou intensamente na implantação do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), sobretudo no gerenciamento e suporte, incluindo formação do ambiente virtual – Moodle e Aprender. Auxiliou, ainda, no desenvolvimento de cursos a distância, os quais foram resultantes de parcerias com outros órgãos da administração pública, tais como Ministério da Educação; Ministérios dos Esportes; Ministérido do Trabalho; Advocacia Geral da União; INEP e outros.

A partir de 2017, o Centro incorporou o Programa UAB e estabeleceu novas ações para pesquisar e formar a comunidade acadêmica quanto ao uso de novas tecnologias educacionais e desenvolvimento de metodologias inovadoras. Houve, então, ações impulsionadas pelo Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M), capitaneadas pelo CEAD.

Saiba Mais

Durante a pandemia resultante do covid-19, o CEAD tornou-se fundamental para propiciar infraestrutura e formação necessária ao ensino remoto. Atualmente, o Centro protagoniza ações na disponibilização, na manutenção e no desenvolvimento do ambiente virtual Aprender; além disso, apoia a comunidade acadêmica no que tange ao uso de TICs nas aulas universitárias remotas. O Centro desenvolve, ainda, cursos de graduação, pós-graduação e extensão a distância. Outra ação é a realização de capacitações em vários formatos relacionadas ao desenvolvimento de novos desenhos de aula, ao uso de TICs, ferramentas institucionais e ensino a distância (cursos, oficinas, lives, tutoriais, orientações ao docente), oferecendo também apoio a realização de eventos e defesas de teses e dissertações a partir da gestão de web conferências.


Com isso, o Centro ganhou ainda mais relevância na produção e no desenvolvimento da educação a distância, do uso de novas tecnologias aplicadas à educação, bem como de novos desenhos de aula. A linha do tempo a seguir apresenta diferentes momentos do CEAD. A partir desse percurso histórico, é possível ter conhecimento da dimensão do trabalho que o Centro realiza hoje e sua relevância para a universidade.

CEAD NA MÍDIA

Card image cap

LANÇAMENTO DO GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO REMOTO

O Centro de Educação a Distância (CEAD) e a Diretoria de Acessibilidade do Decanato de Assuntos Comunitários (DACES/DAC) convidam...

Card image cap

O INCANSÁVEL APRENDIZADO DOS MESTRES

Há quase oito meses, quando o coronavírus chegou ao Brasil, não era possível imaginar como a vida mudaria de modo radical. A pandemia...

Card image cap

CEAD OFERECE APOIO À REALIZAÇÃO DE BANCAS DE PÓS-GRADUAÇÃO ON-LINE

Técnicos da unidade acompanham as defesas e prestam orientações para garantir bom andamento das ...