Prezado(a) estudante,

Com objetivo de apoiar a participação dos discentes nas atividades a serem desenvolvidas no ambiente Aprender 3 e no Microsoft Teams, elaboramos algumas orientações básicas que poderão ajudá-lo(a) no acesso à sala virtual de suas disciplinas.

Caso você tenha alguma dúvida específica, entre em contato com nossa central de atendimento on-line, ou escreva um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: apoioaprender@ead.unb.br.

 

A UnB oferece à sua comunidade acadêmica dois ambientes virtuais de aprendizagem: Aprender 3 e Microsoft Teams.

O Aprender 3 é uma plataforma baseada no sistema de gerenciamento de aprendizagem “Moodle”, tendo sido customizado pelo CEAD (Centro de Educação a Distância) exclusivamente para a UnB. O ambiente está disponível para alunos, professores e corpo técnico-administrativo, nos níveis de graduação e pós-graduação.

As credenciais para o acesso ao Aprender 3 são disponibilizadas no e-mail institucional. Os dados são importados do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas), e os usuários recebem os dados de login no e-mail cadastrado no SIGAA. Portanto, é importante que você acesse o seu e-mail institucional.

A suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional (Office 365, versão A1) encontra-se disponível para todos os alunos regulares da UnB, bem como para o seu corpo técnico-administrativo e professores, mediante um acordo de cooperação firmado entre a Universidade e a Microsoft. Dentre os benefícios desse acordo, podemos citar o incremento do espaço de armazenamento das contas de e-mail para 50 GB, 1 TB disponível para armazenamento de arquivos na nuvem (OneDrive), além do acesso aos demais aplicativos da suíte Office (Word, Excel, PowerPoint, Teams, OneNote, dentre outros).

Os usuários podem ter acesso à suíte Office 365 a partir de qualquer navegador de internet. Para acessar a plataforma do Office 365, visite o site www.office.com.

Tendo em vista o acordo de cooperação firmado entre a Universidade de Brasília e a Microsoft, a ferramenta de e-mail institucional adotada pela UnB passou a ser o aplicativo Outlook, que pode ser acessado na plataforma do Office ou diretamente no site do Outlook Web.

Você tem direito a um e-mail institucional enquanto estiver com a sua matrícula de estudante ativa dentro da instituição.

Caso ocorra o trancamento da sua matrícula ou, ainda, caso o seu vínculo com a instituição termine a qualquer tempo, independentemente do motivo, o seu e-mail institucional será removido do sistema após 30 dias corridos ao término do vínculo, e você perderá o acesso à plataforma do Office 365 no âmbito da UnB.

O aluno regular não necessita solicitar a criação de seu e-mail institucional à STI (Secretaria de Tecnologia da Informação), pois este é gerado de forma automática após a inserção dos dados estudantis no sistema acadêmico da Universidade de Brasília.

O e-mail institucional é composto pela seguinte nomenclatura: [número da matrícula]@aluno.unb.br. Exemplo: 20123456 @aluno.unb.br.

Qualquer dúvida sobre a sua situação acadêmica deverá ser esclarecida junto à SSA (Secretaria de Administração Acadêmica.

Site da SAA: saa.unb.br

E-mail: saaatendimento @unb.br

Telefones: (61) 3107-0521/ 3107-0509 / 3107-0697

Portal do aluno da UnB: aluno.unb.br/aluno-orienta

Convidamos você a conhecer o tutorial que disponibiliza todas as orientações para o seu primeiro acesso ao Aprender 3:

A inscrição requer a identificação da disciplina no ambiente Aprender 3. Para isso, é necessário realizar a busca pelo nome ou pelo código da disciplina na barra de pesquisa.

Há duas formas diferentes de inscrição em disciplina no Aprender 3:

      1) a que pode ser realizada por você (autoinscrição);

      2) a que pode ser realizada pelo professor (vinculação pelo docente).

Na autoinscrição, você acessa o Aprender 3 e, em seguida, inscreve-se na disciplina desejada. Nessa forma de inscrição, não há intervenção do administrador nem do professor da disciplina, ou seja, a inscrição é feita por você, automaticamente. Uma variação dessa modalidade de inscrição é a autoinscrição com senha. Nesse caso, para se inscrever na disciplina, você precisará conhecer a chave de inscrição ou a senha designada à disciplina pelo docente. Essa senha pode ser fornecida por e-mail.

A inscrição manual permite ao professor autorizar os estudantes que possuem acesso à sua disciplina. Os perfis dos alunos são vinculados à disciplina pelo endereço eletrônico ou pelo CPF.

Para entrar em contato com o(a) seu/sua professor(a), acesse as informações dos Participantes da turma no Sigaa ou consulte sua unidade acadêmica e/ou coordenação de curso.

No Aprender 3, você pode participar de videoconferências usando o BBB (BigBlueButton) ou o Microsoft Teams. Saiba como, a seguir:

   a) BigBlueButton, ou BBB, é um software de webconferência, integrado ao Aprender 3, para a interação em videoconferências. A ferramenta permite que os usuários de uma sala no Aprender 3 entrem em uma webconferência de dentro da plataforma, formando uma única interface de acesso. O professor entra como moderador, e você, estudante, como participante da webconferência.

Tutorial “Webconferência BBB | Aprender3.unb.br”: youtu.be/ViauSoDxPX0

ATENÇÃO: o vídeo da transmissão ficará gravado e será disponibilizado na plataforma Moodle algumas horas depois, mas somente por 15 dias, aproximadamente.

   b) Como participar de videoconferências usando o Microsoft Teams:

Basta clicar no link de reunião disponibilizado pelo professor no Aprender 3. Para obter detalhes sobre como ingressar na reunião de outras formas, acesse o tutorial a seguir:

Tutorial "Ingressar em uma reunião no Teams"

ATENÇÃO: as transmissões gravadas no Microsoft Teams ficam disponíveis para download durante 21 dias, no chat da própria aula. Portanto, basta localizar o link “baixar”, disponível ao lado da miniatura do vídeo, no chat, para recuperar a gravação.

Na página do projeto Rotas de Inovação Universitária (RIU), que faz parte do programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M). O objetivo do RIU é estimular a formação docente e discente, bem como a formação de outros membros da comunidade acadêmica, buscando promover estratégias de ensino-aprendizagem articuladas a processos de inovação e de criatividade institucionais, com foco na ampliação do uso de recursos tecnológicos na educação.

Também não deixe de assistir às nossas lives: /riu.cead.unb.br/lives.

O aluno regular da UnB pode acessar todos os aplicativos da suíte Office 365 com uma única credencial de acesso, exclusivamente em www.office.com. O login é o número da matrícula, acrescida da terminação @aluno.unb.br. A senha, por sua vez, é a mesma que permite o acesso ao sistema SIGAA, no caso de aluno de graduação, ou ao sistema de matrícula web da UnB, no caso de aluno de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Para mais detalhes, acesse:

A tutoria de graduação integra o conjunto de ações do DEG (Decanato de Ensino de Graduação) que visam à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem acadêmico, com objetivo de reduzir os índices de reprovação e de evasão na Universidade de Brasília. Trata-se, portanto, de um sistema de apoio acadêmico em que estudantes mais experientes e com destacado desempenho acadêmico, sob a coordenação pedagógica docente, auxiliam outros estudantes a se integrar à Universidade e a potencializar sua aprendizagem. A seleção de integrantes do Núcleo de Tutoria do DEG é realizada por editais disponíveis no site www.deg.unb.br/editais.

Outras informações podem ser acessadas em www.deg.unb.br/tutoria.

 

Prezado(a) estudante,

Com objetivo de apoiar a participação dos discentes nas atividades a serem desenvolvidas no ambiente Aprender 3 e no Microsoft Teams, elaboramos algumas orientações básicas que poderão ajudá-lo(a) no acesso à sala virtual de suas disciplinas.

Caso você tenha alguma dúvida específica, entre em contato com nossa central de atendimento on-line, ou escreva um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

A UnB oferece à sua comunidade acadêmica dois ambientes virtuais de aprendizagem: Aprender 3 e Microsoft Teams.

O Aprender 3 é uma plataforma baseada no sistema de gerenciamento de aprendizagem “Moodle”, tendo sido customizado pelo CEAD (Centro de Educação a Distância) exclusivamente para a UnB. O ambiente está disponível para alunos, professores e corpo técnico-administrativo, nos níveis de graduação e pós-graduação.

As credenciais para o acesso ao Aprender 3 são disponibilizadas no e-mail institucional. Os dados são importados do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas), e os usuários recebem os dados de login no e-mail cadastrado no SIGAA. Portanto, é importante que você acesse o seu e-mail institucional.

A suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional (Office 365, versão A1) encontra-se disponível para todos os alunos regulares da UnB, bem como para o seu corpo técnico-administrativo e professores, mediante um acordo de cooperação firmado entre a Universidade e a Microsoft. Dentre os benefícios desse acordo, podemos citar o incremento do espaço de armazenamento das contas de e-mail para 50 GB, 1 TB disponível para armazenamento de arquivos na nuvem (OneDrive), além do acesso aos demais aplicativos da suíte Office (Word, Excel, PowerPoint, Teams, OneNote, dentre outros).

Os usuários podem ter acesso à suíte Office 365 a partir de qualquer navegador de internet. Para acessar a plataforma do Office 365, visite o site www.office.com.

Tendo em vista o acordo de cooperação firmado entre a Universidade de Brasília e a Microsoft, a ferramenta de e-mail institucional adotada pela UnB passou a ser o aplicativo Outlook, que pode ser acessado na plataforma do Office ou diretamente no site do Outlook Web.

Você tem direito a um e-mail institucional enquanto estiver com a sua matrícula de estudante ativa dentro da instituição.

Caso ocorra o trancamento da sua matrícula ou, ainda, caso o seu vínculo com a instituição termine a qualquer tempo, independentemente do motivo, o seu e-mail institucional será removido do sistema após 30 dias corridos ao término do vínculo, e você perderá o acesso à plataforma do Office 365 no âmbito da UnB.

O aluno regular não necessita solicitar a criação de seu e-mail institucional à STI (Secretaria de Tecnologia da Informação), pois este é gerado de forma automática após a inserção dos dados estudantis no sistema acadêmico da Universidade de Brasília.

O e-mail institucional é composto pela seguinte nomenclatura: [número da matrícula]@aluno.unb.br. Exemplo: 20123456 @aluno.unb.br.

Qualquer dúvida sobre a sua situação acadêmica deverá ser esclarecida junto à SSA (Secretaria de Administração Acadêmica.

Site da SAA: saa.unb.br

E-mail: saaatendimento @unb.br

Telefones: (61) 3107-0521/ 3107-0509 / 3107-0697

Portal do aluno da UnB: aluno.unb.br/aluno-orienta

Convidamos você a conhecer o tutorial que disponibiliza todas as orientações para o seu primeiro acesso ao Aprender 3:

A inscrição requer a identificação da disciplina no ambiente Aprender 3. Para isso, é necessário realizar a busca pelo nome ou pelo código da disciplina na barra de pesquisa.

Há duas formas diferentes de inscrição em disciplina no Aprender 3:

      1) a que pode ser realizada por você (autoinscrição);

      2) a que pode ser realizada pelo professor (vinculação pelo docente).

Na autoinscrição, você acessa o Aprender 3 e, em seguida, inscreve-se na disciplina desejada. Nessa forma de inscrição, não há intervenção do administrador nem do professor da disciplina, ou seja, a inscrição é feita por você, automaticamente. Uma variação dessa modalidade de inscrição é a autoinscrição com senha. Nesse caso, para se inscrever na disciplina, você precisará conhecer a chave de inscrição ou a senha designada à disciplina pelo docente. Essa senha pode ser fornecida por e-mail.

A inscrição manual permite ao professor autorizar os estudantes que possuem acesso à sua disciplina. Os perfis dos alunos são vinculados à disciplina pelo endereço eletrônico ou pelo CPF.

Para entrar em contato com o(a) seu/sua professor(a), acesse as informações dos Participantes da turma no Sigaa ou consulte sua unidade acadêmica e/ou coordenação de curso.

No Aprender 3, você pode participar de videoconferências usando o BBB (BigBlueButton) ou o Microsoft Teams. Saiba como, a seguir:

   a) BigBlueButton, ou BBB, é um software de webconferência, integrado ao Aprender 3, para a interação em videoconferências. A ferramenta permite que os usuários de uma sala no Aprender 3 entrem em uma webconferência de dentro da plataforma, formando uma única interface de acesso. O professor entra como moderador, e você, estudante, como participante da webconferência.

Tutorial “Webconferência BBB | Aprender3.unb.br”: youtu.be/ViauSoDxPX0

ATENÇÃO: o vídeo da transmissão ficará gravado e será disponibilizado na plataforma Moodle algumas horas depois, mas somente por 15 dias, aproximadamente.

   b) Como participar de videoconferências usando o Microsoft Teams:

Basta clicar no link de reunião disponibilizado pelo professor no Aprender 3. Para obter detalhes sobre como ingressar na reunião de outras formas, acesse o tutorial a seguir:

Tutorial "Ingressar em uma reunião no Teams"

ATENÇÃO: as transmissões gravadas no Microsoft Teams ficam disponíveis para download durante 21 dias, no chat da própria aula. Portanto, basta localizar o link “baixar”, disponível ao lado da miniatura do vídeo, no chat, para recuperar a gravação.

Na página do projeto Rotas de Inovação Universitária (RIU), que faz parte do programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M). O objetivo do RIU é estimular a formação docente e discente, bem como a formação de outros membros da comunidade acadêmica, buscando promover estratégias de ensino-aprendizagem articuladas a processos de inovação e de criatividade institucionais, com foco na ampliação do uso de recursos tecnológicos na educação.

Também não deixe de assistir às nossas lives: /riu.cead.unb.br/lives.

O aluno regular da UnB pode acessar todos os aplicativos da suíte Office 365 com uma única credencial de acesso, exclusivamente em www.office.com. O login é o número da matrícula, acrescida da terminação @aluno.unb.br. A senha, por sua vez, é a mesma que permite o acesso ao sistema SIGAA, no caso de aluno de graduação, ou ao sistema de matrícula web da UnB, no caso de aluno de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Para mais detalhes, acesse:

A tutoria de graduação integra o conjunto de ações do DEG (Decanato de Ensino de Graduação) que visam à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem acadêmico, com objetivo de reduzir os índices de reprovação e de evasão na Universidade de Brasília. Trata-se, portanto, de um sistema de apoio acadêmico em que estudantes mais experientes e com destacado desempenho acadêmico, sob a coordenação pedagógica docente, auxiliam outros estudantes a se integrar à Universidade e a potencializar sua aprendizagem. A seleção de integrantes do Núcleo de Tutoria do DEG é realizada por editais disponíveis no site www.deg.unb.br/editais.

Outras informações podem ser acessadas em www.deg.unb.br/tutoria.